sexta-feira, 1 de junho de 2012

PEDAGOGIA DA LEITURA: DIÁLOGO E PLANEJAMENTO

MAGALHÃES, Antonio Carlos Tomás Fialho. Uberaba: Oficina de Ensino e Projetos Educacionais, Outubro, 2004.

Anterior à análise e à avaliação de uma obra literária, instruindo um estudo critico em literatura na sala de aula, o educador elabora um planejamento pedagógico consistente e flexível - essencial ao sucesso na execução de um projeto que contempla produção de leitura e compreensão textual. Na sociedade contemporânea, a questão da recepção de textos está em alta nas pesquisas universitárias.

Como mediador, o professor analisa previamente a obra, com o objetivo de fixar metas e estabelecer estratégias de leitura, tendo como base de sustentação o interesse e a capacidade cognitiva dos alunos. Sendo assim, o educador aborda uma pedagogia de leitura que busque conhecer o ponto de vista do leitor bem como a formação do ser humano.

Descobrir o interesse pelo tema que se quer abordar é o primeiro critério na escolha da obra, visando a conquistar o interesse do público jovem. Nesse caso, o professor deve articular em sala de aula, qual temática que os alunos gostariam de explorar em um texto literário. Uma vez sugerido o tema, a escolha do livro recai nas obras cuja linguagem lingüístico-literária não ultrapasse a capacidade de compreensão dos leitores.

No esforço de aproximar os alunos, gradativamente, de um nível literário mais complexo, o professor, por meio dos livros triviais, irá propor novos horizontes, procurando despertar o prazer de ler. Ao educador cabe conhecer um acervo considerável da literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, bem como bons ilustradores.

Um diálogo aberto com os alunos demonstra uma postura estratégica na produção de leitura escolar. A articulação dialógica entre professor e aluno auxilia na visão global da obra, como perceber a profundidade dos personagens e do tema e sua relação com a experiência e ideologia do leitor e de seu cotidiano. Em que pese a formação do leitor crítico, cabe ao professor comentar aspectos formais do texto, como tipologia, gêneros, marcas de discurso, escolhas lexicais, estrutura, contextos e outros.

Nesse diálogo, o professor irá encontrar diferentes modos de atuação que lhe indicarão caminhos para ampliar os horizontes da expectativa literária dos alunos. A fim de enveredar a juventude para a apreciação de literatos sofisticados, cria-se um ambiente propício ao debate, no qual se consiga a participação de todos os envolvidos no processo. Esse momento é importante para o professor colher opiniões, inclusive, daqueles alunos que, geralmente, se mantêm calados, durante as reflexões coletivas.

Durante o planejamento, o professor necessita observar a possibilidade de inserir os temas transversais nas leituras propostas, uma vez que estes se constituem em uma representação de valores, conceitos e informações relevantes na formação do educando. Acreditamos que ao planejar uma atividade enfocando e empregando obras literárias, a negociação entre professor e aluno, durante todo o processo, é primordial para garantir a qualidade na produção e compreensão da leitura.

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