quinta-feira, 31 de maio de 2012

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E O PAPEL DO PROFESSOR

MAGALHÃES, Antonio Carlos Tomás Fialho. Uberaba: Oficina de Ensino e Projetos Educacionais, Março, 2006.

Não se pode negar que o planeta se transforma a cada dia, seja em sua geografia, geologia e condições climáticas, seja na cultura, na inter-relação entre os povos, na estrutura política. Diante disso, o professor, que tem a função de assegurar que os conhecimentos de sua área de atuação, articulados com os saberes de outras ciências, sejam mediados aos alunos e propiciem momentos de uma construção crítica da prática social do conhecimento, deve estar sempre em contato com outros profissionais e, então, aprender e ensinar práticas pedagógicas voltadas para o convívio saudável entre as diferenças, no contexto escolar e social.

Longe de apresentar respostas prontas e conclusivas à temática sociedade e conhecimento, essa reflexão procura levantar questões e explorar proposições que apontam para necessidade de novos estudos e atualizações da prática de ensino, da organização do cotidiano escolar, voltados para os avanços tecnológicos e científicos da sociedade contemporânea. Atualmente, vivemos bem busca de uma articulação entre currículo, e o processo de formação continuada, cujo enfoque está voltado para o espaço escolar, como desencadeador de novas aprendizagens sobre a prática do magistério.

O que muda e o que permanece no exercício da profissão docente é conseqüência de modificações na sociedade planetária, que se reflete em todos os segmentos da sociedade local, no início do terceiro milênio. Tais modificações sociais se fazem presentes no uso dos instrumentos de trabalho, nas novas concepções de aprendizagem, nas descobertas tecnológicas e científicas. Tudo isso, por sua vez, influencia na maneira de os jovens, crianças e adultos, em fase de escolarização, se comportarem diferentemente de seus antepassados, valorizando a informação e o conhecimento com outros critérios de apreciação e interesse

Dessa forma, na formação de professores, a capacitação do docente para lidar com o instrumentos e estratégias inovadores como a informática aplicada a educação por exemplo, deve ser ampla de modo a torná-los aptos para o desempenho de funções e atividades vinculadas à sociedade da informação. Em virtude dos avanços das novas tecnologias, vive-se atualmente em uma sociedade da informação e da comunicação, implicando isso no aparecimento de novas concepções nas esferas política, ética e moral, em que, progressivamente, os valores e tradições se modificam; novos hábitos, necessidades de consumo e novas atitudes se impõem.

Isso vem refletir, em larga escala, no processo pedagógico, uma vez que esse cenário sugere mudanças curriculares, novos conteúdos, novas estratégias, novos recursos, novas habilidades e competências. Desse modo, as estratégias de ensino, até então utilizadas, fruto de posturas aprendidas nos cursos de formação inicial, tendem a ser transformadas em práticas de ensino inovadoras e dinâmicas, pelo processo de formação continuada e permanente do professor.

Trata-se, portanto, da oportunidade de significar a teoria na prática, ao aplicar os conhecimentos adquiridos nas atividades que proporcionam momentos de formação coletiva e participativa, articulando escola e saberes necessários a uma dinâmica de ensino libertadora e democrática. No entanto, há ainda uma certa resistência, por parte do profissional da educação, em se atualizar pedagogicamente, inviabilizando assim as mudanças necessárias a uma prática de ensino de vanguarda.

Tal resistência, geralmente, pode se constituir em riscos, incertezas, acionar defesas – e enfrentá-la requer cuidados específicos para não pressionar o professor resistente. Nesse sentido, a escola há que divulgar a importância de se formar continuamente – professores e alunos – ressaltando o lado prazeroso e significativo de aprender. A escola deve, inclusive, disponibilizar um momento para que seus profissionais possam expor o que foi problemático e/ou relevante em sua prática pedagógica, e por meio da aprendizagem mediada, compreender ações e posturas já internalizadas por outros profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário