A EDUCAÇÃO DO FUTURO
MAGALHÃES, Antonio Carlos Tomás Fialho. Uberaba: Oficina de Ensino e Projetos Educacionais, Janeiro, 2007.
Em função das transformações que têm ocorrido na sociedade, temos notado que nos espaços escolares, os comportamentos e atitudes dos alunos modificaram, se compararmos aos discentes da década de 70. O reflexo das artes, das ciências, da tecnologia, na cultura atual, mostra que o jovem já não acredita naquela Educação conteudista de décadas atrás. Nesse sentido, modifica-se inclusive a didática e como conseqüência pratica-se como o conhecimento acontece na sociedade.
Podemos notar que com o advento da era da informática, houve uma nova maneira, inclusive, nos jogos e brincadeiras, que hoje está cada vez mais eletrônico. A Educação não poderia ser diferente. Pois hoje a questão da distância, já superou os espaços educativos, transformando os lares e os locais de trabalho e espaços integradores à escola. Em outras palavras, com a tecnologia do computador, TV, vídeo, revistas e outras, pode-se trazer a teoria mais próxima da prática, mostrando documentários, filmes, vídeos de músicas, peças teatrais, entre outros eventos. Assim com as transformações mundiais, modifica-se a didática, pois a abordagem da teoria está mais versátil.
Uma das transformações que globalização sugere é a formação das pessoas em suas mais diversas dimensões, inclusive trazendo para o sistema educacional, o ensino fora da escola, na modalidade de Educação à Distância. Obviamente que o contato entre as pessoas oferece mais vantagens na formação, pois a consciência e convivência coletiva se formam, também, no cotidiano escolar. Essa modalidade tem traçado rumos incertos na educação, quanto à qualidade e eficiência, pois os frutos dessa formação ainda não surtiram efeito suficiente na sociedade, para uma avaliação mais profunda. Por outro lado, quando interagimos com o aluno, diariamente, cria-se uma relação interpessoal formadora de posturas, de conceitos, de valores, de comportamentos: profissional e pessoal.
No entanto, acreditamos que a Educação do Futuro, esteja apontada para mudar os rumos do processo educativo que tende a ser mais dinâmico, mais rico, exigência da própria sociedade. Diante disso, o professor pode modificar paradigmas da educação e assim colaborar para as mudanças necessárias ao bem estar coletivo, construídas com a ajuda do entorno da escola. Nesse sentido, o professor tem uma tarefa muito importante que é instrumentalizar o aluno para viver bem com o outro, respeitando a diversidade humana.
Para tanto é necessário planejar boas aulas de modo que se produza conhecimento em sala de aula. Dito de outra forma, o professor ao levar um temático repleto de curiosidades científicas, há de exercitar a consciência crítica dos alunos e questionar a própria ciência e assim, com a bagagem cultura de cada um (conhecimento de mundo), construir um novo conhecimento. O ato de planejar as aulas possibilita ao professor um olhar diferente a cada novo dia, colhendo informações juntos aos alunos sobre a temática que irão falar na próxima aula. Aulas boas significam conquistar a confiança dos atores da educação e atuar de modo a integrar as diferenças em um cotidiano salutar e com convivência harmônica entre si.
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