Ao compor esta reflexão, pretendemos analisar a Música Popular Brasileira enquanto possibilidade de ensino de literatura brasileira na Educação Básica. Isso porque são várias as obras literárias musicadas por compositores, desde peças teatrais até poemas, considerando, inclusive, as letras de música como literatura e arte. Para exemplificar, podemos observar o acervo de poemas de Vinicius de Morais, musicados por vários compositores da Bossa Nova. Temos, ainda, peças de teatro, nas quais estão inseridas músicas que embelezam o espetáculo, como “Calabar” e “Gota d’água” de Chico Buarque. E textos de Manuel Bandeira declamadas em meio a músicas nas obras da cantora Maria Bethânia.
Na intersecção entre música e poemas já consagrados, tem-se a belíssima Rosa de Hiroshima, musicada na década de 1973 e gravado pelos Secos e Molhados, na bela voz de Ney Matogrosso. Ademais temos canções que se tornaram expoentes tanto da MPB, a partir de poemas de Carlos Drummond de Andrade, a exemplo do poema Canção Amiga cuja letra serviu de base para a música de Milton Nascimento. Pode-se citar, nesse rol, a música “Funeral de Um Lavrador”, que é parte do poema “Morte Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto. Sem contar com as belas canções encontradas em nossa cultura popular.
Com isso, temos percebido que a união das duas disciplinas em torno da música revela um pensamento coletivo, consistindo, sobretudo, em uma forma de vida que indicam modos de sentir, de pensar e de interpretar os fatos sócio-culturais. Tanto a música quanto a literatura compreendem uma memória para a sociedade, já que ambas veiculam acontecimentos e a tendência de uma determinada época. Nessa perspectiva, não se podem apreciar as conseqüências da Semana da Arte Moderna e as primeiras marchinhas carnavalescas da década de 20, enquanto momentos separados.
Assim, entendemos que a Música Brasileira, a partir dos diversos movimentos culturais, esteve presente e interage com a literatura de nosso país, cujo ensino sugere uma inter-relação entre os autores literários e os compositores de canções. Desse modo, a música brasileira dos nossos dias e de outras décadas conquistaram e vêm conquistando seu papel na sociedade, no sentido de compor um acervo artístico juntamente com obras literárias consagradas. Vemos no diálogo literatura-música uma fonte de conhecimentos da cultura nacional à disposição de educadores que lidam com a Literatura e com a Educação Artística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário