No final da década, em 1969, todos os tipos de periódicos devem ter noticiado a primeira vez que o homem pisa na lua em 20/07/1969, missão Apolo 11, que também foi televisionado, para a maioria das naçoes (BURNS, 2005). Podemos perceber que os fatos se transformam em textos que certamente farão parte da história, por conter a própria história, por conter informações sobre o contexto onde os acontecimentos ocorreram. Por outro lado, as revistas brasileiras devem ter noticiado a crise do petróleo de 1970 até 1974, a qual levou à recessão os Estados Unidos – maior consumidor de derivados, em conflito com o mundo árabe por apoio a Israel – ao mesmo tempo em que economias de países como o Japão e Alemanha começavam a crescer (HOBSBAWN, 2000).
Ao falarmos sobre o contexto mundial destas duas décadas, ai claro incluído o Brasil, podemos falar na descoberta da versatilidade do laser que pode abrir túneis, derrubar aviões e inclusive recuperar um dos melhores jogadores da seleção brasileira, o Tostão, para a copa de 70, por meio de uma cirurgia no joelho. Este fato possa gerou uma entrevista com o jogador, texto muito utilizado para divulgação de contextos e fatos que ocorriam com celebridades, dentre elas podemos citar a revista Placar, lançada na década de 1970.
Também quanto a descobertas tecnológicas, entre tantas outras, gostaríamos de destacar os poderosos aparelhos microscópios que já conseguiam revelar o DNA e o RNA dois ácidos que determinam a hereditariedade nas espécies (MARQUES, 1997). Esse foi certamente um dos grandes passos para os avanços da genética moderna e foi divulgada em revistas especializadas com a Nature que já existia na época, inclusive no Brasil.
Ainda nessa época, algo que deve ter mexido com a vaidade humana: surge o primeiro produto dietético e inicia-se a onda de emagrecer que tomou conta da década, sendo uma notícia que mereceu atenção por parte de todos. Pensando nisso, podemos dizer que revistas como Capricho, Contigo, Sétimo Céu, divulgaram esse fato, na passagem da década de 1960 para 70, juntamente com outras revistas e periódicos interessados em descobertas científicas, assunto que muito atrai a atenção dos jovens, quase sempre atentos à modernidade (VENTURA, 1972).
Outro acontecimento interessante dos anos 60/70, muito comentado na época, foi a robótica com a mão cibernética que executava os mais delicados movimentos com a eficiência de uma mão natural. Não se sabe ao certo a reação das pessoas a todas essas novidades, pois pesquisas como estas exigiam tempo e pessoal disponível para desenvolvê-las (MARQUES, 1997). Porém, jornais como O Globo utilizaram muito a pesquisa de opinião, para divulgar a reação da sociedade a determinados fatos. Assim, foi ventilado alguma preocupação dos trabalhadores com medo de perder seus empregos para as máquinas, porém para afirmar com maior precisão precisaríamos de maiores pesquisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário